quinta-feira, 19 de outubro de 2017

João Alfredo realiza Conferência de Promoção da Igualdade Racial


A Prefeitura Municipal de João Alfredo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, realizará no dia 31 de outubro, a partir das 8h, a I Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial. Diversos representantes de associações, sindicatos, grupos de jovens, escolas, igrejas, organizações não governamentais, comércio, poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de profissionais liberais, estarão reunidos no auditório da Escola Municipal Governador Miguel Arraes de Alencar para debater o tema e elencar propostas que serão encaminhadas para a etapa estadual. 

De acordo com a Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, o combate à discriminação por crença, gênero, raça e etnia têm obtido muitas conquistas, mas a violência racial ainda é uma realidade que ameaça à democracia e a igualdade de direitos e oportunidades. Com este pensamento, o município de João Alfredo “abraça” a causa e coloca em debate essa pauta dentro da realidade local. Entre os dias 27 e 30 de maio de 2018, acontecerá em Brasília a IV Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CONAPIR) com o tema "O Brasil na década dos afrodescendentes: reconhecimento, justiça, desenvolvimento e igualdade de direitos". 

Saiba Mais – A IV CONAPIR é um grande encontro de lideranças da sociedade civil e representantes de governos municipais, estaduais e federal para dialogar sobre as políticas públicas para o enfrentamento do racismo no Brasil. Antes da etapa nacional, as conferências realizadas nos municípios ou regionalmente, e depois as conferências estaduais e a distrital, são a oportunidade de um grande debate nacional sobre o tema. As políticas públicas voltadas para população negra e combate à discriminação racial são obrigação de todos os governos, independentemente de ideologia política.