quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Assistente Social do INSS palestra sobre BPC e CadÚnico em João Alfredo


Por Alfredo Neto

A informação tem sido cada vez mais necessária. E dentro do plano de trabalho da Prefeitura de João Alfredo, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), a realização de palestras e debates com os diversos setores da cidade tem sido prioridade. Nesse contexto, na próxima sexta-feira (18), a partir das 8h, acontecerá uma palestra sobre o tema: Benefício de Prestação Continua (BPC) e o CadÚnico. A palestra será proferida por uma assistente social do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). “Agora quem recebe o benefício de prestação continuada tem que estar no cadastro único. Por isso, a importância do debate sobre esse tema”, destacou a secretária da pasta, Anna Mendes. A palestra será realizada na sede do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), na Rua José Firmino, Bairro Asa Branca (próximo à Moenda).

Saiba Mais – O processo de cadastramento do BPC no CadÚnico começou neste mês de junho, em cumprimento ao Decreto 8.805/2016. A inscrição no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único) passou a ser requisito obrigatório para a concessão do benefício. O objetivo é aperfeiçoar a gestão dos serviços socioassistenciais para as famílias nas políticas sociais. O cadastramento deve ser realizado antes da apresentação do requerimento à Agência da Previdência Social. Até o momento, estima-se que 32 idosos realizaram o cadastro, sendo que o município conta hoje com 737 que recebem o benefício. Os demais estão recebendo correspondência do CADÚNICO do município. 

A orientação da SDSDH é para que os idosos que ainda não têm o cadastro e que não receberam a correspondência procurem a sede do CADÚNICO do município, localizada na rua Dr. Severino Apúlio Cavalcanti, 438, Térreo, Bairro Asa Branca, das 7h às 16h. Para as pessoas portadoras de deficiência que também recebem o benefício, o cadastramento será a partir de setembro. O BPC integra a Proteção Social Básica no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), e para ter acesso ao benefício não é necessário ter contribuído com a Previdência Social. Além do Cadastro Único, também é requisito para a concessão do benefício à inscrição do requerente no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), além dos membros da família.