sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Moradores da zona rural de Limoeiro cobram instalação de poços artesianos


Perfurados há mais de seis meses pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), órgão ligado à secretaria estadual de Agricultura e Reforma Agrária, 20 poços artesianos espalhados pela zona rural do município de Limoeiro estão sem funcionar. Eles estão sem bombas elétricas, além de equipamentos de distribuição da água. A situação tem gerado reclamação por parte dos moradores que sofrem com o longo período de estiagem que atinge a região. Pelo painel interativo da Rádio Jornal Limoeiro, o agricultor Antônio Barbosa cobrou providências à gestão municipal. Na mensagem ele disse que “é triste ter água na comunidade e não puder utilizar por falta de bomba d’água”.

O vice-prefeito e secretário de Agricultura de Limoeiro, Marcelo Motta, reconheceu a dificuldade e justificou a demora na instalação dos equipamentos. O agrônomo disse que a falta de recursos impossibilitou que o governo do Estado fizesse as instalações logo após as perfurações. “Quarta-feira Joãozinho (prefeito) e eu estivemos no Palácio (do Governo) junto ao governador Paulo Câmara e foi levado o ofício solicitando a conclusão desses poços que haviam sido perfurados no ano de 2016. Era um momento de dificuldade que o estado enfrentava naquele momento, o governador priorizou a questão do pagamento de vencimentos de salários, no final de ano”, disse Marcelo.

“Estava faltando o recurso para instalação, porque a instalação requer a compra da bomba, todos os canos, eletrodos, fios, quadro, acredito que no mês de março, via estado ou prefeitura vamos fazer, o prefeito está ciente, mas temos que entender a questão da dificuldade do estado, então tem que ser através das parcerias”, completou o secretário. Em julho de 2016, o IPA perfurou 40 poços no município. Desse total, 28 apresentaram vazão, mas apenas oito estão funcionando. Marcelo  revelou ainda que cinco bombas estão sendo concertadas para que os sistemas de abastecimento já existentes voltem a funcionar nos próximos dias.