O patrocínio máster do São João de
Limoeiro será da Cervejaria Itaipava. Com isso, algumas exigências foram
colocadas na mesa pela empresa. A mais comum não foge a regra: comercialização
exclusiva dos produtos. Mas outras determinações não agradaram os comerciantes (barraqueiros
e gasoseiros). Na reunião de definição realizada na tarde desta terça (02), na
secretaria municipal de Cultura, os trabalhadores tiveram a informação de que
terão que comprar as bebidas, obrigatoriamente, ao fornecedor da cervejaria, que
fará a distribuição no parque de exposição. Segundo Rubens Melo, um dos que utilizou as
redes sociais para reclamar, os comerciantes serão “revendedores” com direito a
apenas 5% do valor das vendas.
“Ela (patrocinadora) quer que venda a marca dela
pra ela. Onde ela muito generosa que é vai pagar a simbólica porcentagem de
cinco por cento”, postou Melo. Outra “grita geral” está relacionada ao gelo. De
acordo com Rubens, para manter os produtos gelados os vendedores terão que
comprar o gelo a patrocinadora. “Com isso vai crescendo a já grande
desigualdade social”, completou. Segundo o secretário de Cultura, Radameis
Moura, as solicitações dos comerciantes, entre elas, a de ter o direito de
comprar o gelo em qualquer lugar, serão levadas ao prefeito Thiago Cavalcanti.
O gestor definirá se o atendimento das reivindicações acontecerá ou não.