terça-feira, 17 de julho de 2012

Promotoria Eleitoral de Limoeiro esclarece pontos da propaganda política

Imagem Internet
Candidatos, representantes de partidos e de coligações, em Limoeiro, reuniram-se na manhã desta terça-feira (17), na sala do júri do Fórum Desembargador João Batista Guerra Barreto, para uma reunião com a promotoria eleitoral, tendo como pauta as propagandas políticas, que estão liberadas desde o dia 06 de julho. O encontro foi coordenado pelo promotor Garibaldi Cavalcanti, que esclareceu pontos da Resolução 23. 730|2012 e dúvidas dos participantes.

Em entrevista ao Jornal do Meio Dia, da Rádio Cultural FM, o promotor voltou a lembrar a proibição de comícios com shows artísticos, os populares “showmícios”. Ele também alertou as coligações para marcarem seus encontros, palestras e passeatas, de preferência, em localidades mais distantes. “Por exemplo, enquanto uma coligação está na cidade a outra pode estar na zona rural ou em um bairro mais distante. Isso evita encontro de militâncias”, destacou o promotor.

Quando o assunto foi propaganda sonora, Garibaldi ressaltou o que determina a lei eleitoral no tocante à propaganda volante. “Perto de escolas, igrejas, órgãos públicos e similares o som deve ser desligado. A fiscalização será constante nesse aspecto”, alertou. “Além do volume dos carros e motos respeitarem o volume estabelecido por lei”, completou.

Como a internet tem sido cada vez mais presente na sociedade e o número de blogs cresce a cada dia, o assunto propaganda eleitoral nas redes sociais também integrou a pauta da reunião. "O internauta pode falar a favor de alguém, no blog, na rede social, ou em qualquer outro meio da internet, o que não é permitido é postar ou veicular propaganda paga. Isso está sujeito a multa", disse Cavalcanti. A coordenação da Justiça Eleitoral de Limoeiro ainda informou que o sorteio dos horários para o Guia Eleitoral acontecerá na próxima sexta-feira (20), às 9h, no Fórum. Na ocasião, as coligações também vão saber o tempo que cada uma terá na propaganda gratuita de rádio.